sexta-feira, 27 de março de 2009

O 18 Teatro
PEÇA 2011

TODOS ERAM MEUS FILHOS (1947) Arthur Miller (1915-2005)
Sobre um Homem de negócios que lucra com a guerra, mas cujas acções destroem a sua família.
Arthur Miller foi um dos maiores dramaturgos norte-americanos do século xx, ao lado de Eugene O´Neill e Tennesee Williams, tendo sido para muitos o melhor. As suas peças lançam um forte olhar sobre a fragmentação da sociedade americana da época.
A sua vida foi tão dramática quanto as suas Peças.
Arthur Miller nasceu, viveu e morreu em New York.
Era filho de uma família de emigrantes judeus Polacos de classe média atinjida pela depressão nos anos 30.
Escreveu peças tão poderosas quanto contundentes e viveu envolto nos seus próprios dramas, tendo sido o casamento tempestuoso com Marylin Monroe o maior deles todos. Miller nunca conseguiu apaziguar as memórias deste 5 anos de matrimónio com a Diva, especialmente as mais duras.
"Um Homem é uma casa com 14 divisões - no quarto está a dormir com a sua mulher inteligente, na sala está enrolado com uma miúda de rabo ao leú, no escritório está a prencher o imposto, no quintal está a plantar tomates e na cave está a fazer uma bomba para rebentar com tudo." disse numa entrevista.
Miller conquistou os prémios Tony (os óscares do teatro norte-americano), Pulitzer e o dos criticos de NY. Muitos apontaram-no, frequentemente, como candidato ao Nobel da Literatura, prémio que nunca viria a receber.
As suas posições políticas chamaram a atenção do departamento de estado e do comitê de actividades anti-americanas, chegando mesmo a ficar sem passaporte e a ser condenado por desobediência.
Peça atrás de Peça, Miller transformou-se na consciência do seu país, levando sempre para primeiro plano as questões sociais até então ignoradas.
"É tão simples em estilo e tão inevitável na sua temática que mal parece uma coisa que foi escrita e representada, uma vez que Miller olhou com compaixão para dentro dos corações de alguns Americanos comuns e, sem alarde, transferiu as suas esperanças e angustias para o teatro" in New York Times.
Escreveu dezenas de obras, nomeadamente 22 peças de teatro e 4 guiões cinematográficos.
TODOS ERAM MEUS FILHOS foi o seu primeiro sucesso na Brodway. Trata-se da história de um empresário do ramo industrial que fabrica produtos para a Guerra, produtos esses que matam muitos soldados e que acabam por conduzir o seu próprio filho ao suicídio.
Foi esta Peça que fez com que Kevin Spacey, nos tempos do liceu, tomasse a importante decisão do que queria fazer na vida... ser actor.

Sem comentários:

Enviar um comentário