A escolha do ArtesCénicasGrupo recaiu este ano em “ENSAIO SOBRE O MEDO” trabalho que engloba duas peças dum só acto. A primeira “O ESPIÃO” de Bertold Brecht e a segunda “O TORNO“ de Luigi Pirandello, ambas sobre o medo. Dois tipos de medo, o da perca da vida ou da liberdade e o da perca do amor.
Pareceu-nos importante e interessante juntar no mesmo trabalho estes dois dramaturgos tão diferentes tanto nas escolhas estéticas como nas posições que ocuparam politicamente e socialmente. Iguais em genialidade, ambos intervieram e inovaram e é impossível gostar de teatro sem os admirar.
Surgiu depois a necessidade de fazer a ligação destas duas peças e após discussões aturadas e pistas variadas sugeridas pelos elementos do Grupo, a ideia foi tomando corpo e nasceu do nada uma pequena peça sobre a vida dos actores que supostamente vão interpretar as duas peças.Com inspiração em Pirandello apareceu então o teatro dentro do teatro, a ilusão e a realidade, também com inspiração em Brecht deixa-se que o público construa as motivações que conduziram ao desfecho da história. Assim, utilizando o estilo de cada um dos autores juntamos 1935 com 2010 provando desta forma que os sentimentos são imutáveis e que o drama se repete e atravessa as fronteiras e os séculos. O Medo não tem idade nem Pátria.
A peça estará em cena todas a noites de 6ª feira e sábado do mês de Março de 2010, no auditório da associação 18 de Maio, Outurela-Carnaxide. Seguindo-se uma tournée ao fim-de-semana durante o mês de Abril e primeira quinzena de Maio de 2010, da qual fará parte a participação na mostra de teatro de Oeiras.
ACTORES: Alexandre Barreto, Diogo Cardoso, Isilda Paulo, Jorge Aurélio, Lia Jacobsohn, Mouzinho Arsénio, Paula Neto, Vitor Cardoso.
CENA: Paulo Jorge, Vitor Correia, David Silva
ENCENAÇÃO e ADAPTAÇÃO: Isilda Paulo
LUZ: Rui Machado
SOM: David Silva
PRODUÇÃO: Associação Moradores 18 Maio Outurela
ARTISTA PLÁSTICA: Sofia Meneses
CLASSIFICAÇÃO: M/16
DURAÇÃO: 90 min
LOTAÇÃO: 58 lugares
APOIO: CMO
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Fico ansiosa pela chegada de Março de 2010 para vos poder ver actuar novamente! E feliz por saber que continuam a trabalhar por amor ao teatro, que tão bem fazem. Parabéns e felicidades!
ResponderEliminar